Pular para o conteúdo principal

{O quê fazer com a varanda?}

Bom dia pessoal.

Hoje eu vou falar daquele espaço que muitas pessoas não usam... A varanda.

Apesar de que hoje em dia algumas plantas de apartamentos estão sendo desenvolvidas de forma que não espaço para mesa no interior e a varanda é estendida para ambiente de sala de jantar, diferente do espaço Gourmet, que tem a sala de jantar e o espaço na varanda.




Porém meu apartamento a varanda é menor. Havia a opção de instalar o espaço gourmet que consistia em uma pia e um cooktop de duas bocas por um preço super faturado, então eu deixei de lado.

Então o quê fazer com esse espaço inútil?

Alguns colocam a mesinha de jardim, outros enchem de planta, enfim, apesar de um espaço pequeno temos muitas aplicações.

O meu apartamento possui três quartos. Por isso, minha opção foi fazer o meu quarto sem guarda roupas, o segundo quarto maior será um quarto de visitas com opção de ser quarto de criança se e quando e eu tiver filhos e o terceiro eu optei em fazer um closet. Logo, falta o espaço típico que as pessoas chamam de escritório.

Assim, sobrou para a varanda esse papel.

Apesar de ter poucas inspirações para fazer o escritório na varanda encontrei algumas imagens de pessoas/decoradores que tiveram a mesma ideia:



 Nenhuma das duas  imagens se assemelha com o que eu imaginei para esse espaço, porém já é uma ideia e uma prova de que é viável.


PRIMEIRO PASSO:

Envidraçar a varanda é uma prática atual, não só amplia o espaço como permite usar a varanda, espaço que antes era usado só pra bater tapete. Porém hoje esses espaços estão cada vez maiores.


Para realizar o envidraçamento é preciso primeiro aguardar a primeira reunião de condomínio onde geralmente se define o padrão a ser usado.

Nessa reunião é decidido em quantas folhas de vidro a varanda será fechada, qual a cor do vidro e qual a cor da ferragem usada. Esse procedimento visa não desvalorizar a fachada do prédio, alguns determinam inclusive para que lado os vidros vão abrir.

Juntamente é estabelecido o tipo e cor de cortina/persiana a ser utilizada nesse espaço, que apesar de ser particular compõe a fachada, logo precisa ser padronizado. Geralmente em cor de creme, tecido cru ou branco.

DECORAÇÃO SEM MEXER NAS PAREDES:

Você também não poderá alterar a cor da varanda. Portanto, precisará compor um ambiente em cima da cor padrão do prédio, mas adornos, enfeites, armário e móveis podem ser de uso livre.


Geralmente na convenção que determina o envidraçamento já tem um representante parasitando o prédio para vender o produto nos padrões estabelecidos. Pesquise, pois a diferença entre o vendedor da convenção e o que eu fechei foi de 1800 reais. Muita diferença.

A empresa que realizar o fechamento da varanda precisará emitir o laudo de responsabilidade técnica exigido pelo prédio.


IMPORTANTE:

TUDO que você for comprar referente á móveis e reformas cuja forma de pagamento é à vista deve ser realizado em três pagamentos. Como? É a vista ou é em três vezes?



Antigamente, quando você ia pagar, se a forma de pagamento fosse a vista você realizava  um pagamento apenas. Porém, muitas vezes o cliente efetivava o pagamento e ficava ou sem o produto, ou com um produto de baixa qualidade diferente do que foi prometido.


Buscando proteger os clientes, o código de defesa do consumidor determinou que esse pagamento à vista deve ser parcelado em Três vezes (ato, 30 e 60 dias), pois nesse tempo a produto deve ser entregue e montado, de forma que se houver atraso ou irregularidade o pagamento pode ser suspenso diminuindo o prejuízo do cliente.


Então, móveis, pisos, vidros, tudo com preço a vista pague em três cheques ou parcelas.





A ideia inicial do escritório era colocar uma mesa antiga, reformada, porém quando coloquei ela na varanda percebi que precisava de um móvel que aproveitasse mais o espaço.

Essa é a mesa que seria usada:


Por enquanto a única coisa que foi executada na varanda foi o envidraçamento, porém seguem algumas imagens de inspiração para o meu escritório agora que descartei o uso dessa mesa.








Aceito sugestões sobre o que fazer com minha mesa reformada.





Comentários

  1. Cíntia, uma sugestão, mas para sua sacada: você pode fazer a sua mesa encostada na parede dobrável. Assim, caso queira usar a varanda para outras ocasiões, você ganha espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dia Akira. Vou pesquisar mesas dobráveis. Abraços

      Excluir
  2. Quando for retirar o Papel de Parede Adesivo , vai perceber também, que não prejudica a sua parede.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Pintura}

Escolher a cor das tintas parece fácil, mas é uma missão quase impossível. Ainda mais difícil para quem optar por cores diferentes entre os cômodos. Acho essa ideia válida par casa, mas não faria ( e não fiz) no apartamento. Basicamente mantive teto e banheiros brancos e nas paredes da sala e dos quartos mantive uma mesma tonalidade. Primeiramente, acho importante você olhar na internet imagens de ambientes e escolher a tonalidade da sua casa.  O mercado oferece tintas com cores prontas: brancas, pêssego, gelo, etc ou, você pode mandar fazer a cor através da paleta de cores da marca. Existe porém um pequeno detalhe que nem sempre te falam.... A cor que você escolhe na paleta é sempre mais escura na parede. Então veja a imagem acima. Digamos que você gostou da terceira cor da direita para a esquerda, na primeira fileira. Se essa fosse sua escolha o ideal seria comprar a segunda ou a primeira cor, pois na parede a tinta fica mais escura. Porém se sua escol