Pular para o conteúdo principal

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal.


Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras...

Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores.

Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem:


Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando.

Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e a cor. Comecei a pesquisar muito sobre o assunto e devo dizer aqui que o blog: comprando meu apê da Bruna Dalcin  me ajudou a conhecer e as opções de pedra, e ainda me fez conhecer o amor da minha vida: o quartzo branco.

Mas inicialmente vou falar sobre os tipos de pedra:

Granito

O granito é um dos principais materiais, mais utilizados para pias e bancadas. Além de apresentar múltiplos padrões e cores apresenta excelente resistência, sendo sensível apenas a produtos corrosivos e água sanitária. Além de apresentar ótimo custo beneficio, apresenta opções para todos os gostos, especialmente para quem quer bancadas e pias escuras.


Como exemplos o granito Preto São Gabriel e o Verde Ubatuba:












 Outros exemplos de bancadas de granito...









Mármore

As pedras de mármore não são indicadas para lugares úmidos, logo, são descartadas para pias, porém são indicadas para pisos, bancadas e objetos centrais (para chamar atenção). Apesar da baixa resistência e a grande chance de manchas ainda assim algumas pessoas optam pelo mármore.



Veja que os exemplos que encontrei, apesar de bancadas são ambientes externos e de pouco uso (banheiro da churrasqueira).










Sillestone/Quartzo

O Sillestone é uma pedra industrializada feita de quartzo, assim , uma marca, não um tipo de pedra. Quando na marmoraria, claro se você pedir por ela vão querer te vender, mas você estará pagando pela marca da pedra, e nem  pela qualidade em si, uma vez que vai depender dos que fazem a peça final....

Essa pedra apresenta maior resistência a produtos químicos e a abrasão (riscos) e é a sensação do momento, uma vez que apresenta cores que as naturais não podem fazer, além de serem uniformes, ou sem padrões.









Lindo em infinitas possibilidades....

Aqui um quadro que mostra as descrições das principais pedras:



A pedra ideal para pia tem que ter baixa absorção de água.


Vale lembrar que mesmo as pedras mais resistentes, se não houver cuidado logo a pedra estará riscada.

A SAGA DA BANCADA

Uma vez que escolhi que queria a bancada branca (sim, apesar de infinitas possibilidades eu escolhi o branco), fui a primeira marmoraria e fiz um orçamento. Quase morri do coração! Xinguei o vendedor de ladrão na minha cabeça e fui fazer outros orçamentos.


Em cada lugar que eu ia, o orçamento ficava mais caro. Não teve jeito, tive que voltar na primeira loja com o rabinho entre as pernas e fechar.

Porém, troquei a pedra do banheiro do branco glacial para o branco prime (que ficou meio branco marfim) e isso barateou o custo do projeto, uma vez que o primeiro tem o preço de R$1000 á 1300 o m2 e o outro R$700 á 800 o m2.

Quando você for fazer seus orçamentos, note, que mesmo as pedras do mesmo nome (branco glacial, branco prime por exemplo) e sendo da mesma marca, dificilmente serão iguais, pois apresentam malhas e padrões diferentes. Na minha busca por pedras brancas haviam pedras mais brilhosa, outras mais lisas, etc.

Não escolha a pedra apenas pelo quadradinho da amostra, peça para o vendedor te mostrar a sua pedra, a que vai ser usada para fazer suas peças, pois como são pedras, mesmo as industrializadas vão apresentar diferenças pequenas, mas que podem de surpreender.

Houve uma pedra que eu gostei em uma marmoraria que pela amostra eu amei, pois era branca com pequeninos pontos brilhantes, porém a pedra que eles tinhas os pontos brilhantes eram bem maiores e tirava a delicadeza da pedra.



Coisas para você saber antes de mandar fazer a bancada...

Primeiramente tenha em mente o projeto do banheiro e cozinha. Onde vai ficar o quê?  Tamanho da cuba na cozinha, tipo de pia no banheiro.



Cozinha:

Na hora de fazer o projeto da pia da cozinha você terá que fazer diferença entre a área seca e molhada. Seca é a área mais alta, um degrau que geralmente fazemos para proteger o cooktop do contato com a água. É preciso saber o tamanho do seu cooktop pelo menos na hora da medicação.

Quanto ao espaço da cuba, atente quanto a sua profundidade pois, dependendo do espaço que você tiver abaixo, pode não caber o cifão.

Como minha pia ia medir 2,54m2 eu teria bastante espaço, mas fiz a besteira de fazer a área molhada menor possível. Resultado: quase não tenho espaço para colocar a louça lavada, ainda estou a procura de um escorredor de caiba... E como a área seca maior fica do lado esquerdo, tenho que usar esse espaço para cortar os alimentos durante o preparo. Esteticamente ficou linfo, mas pouco prático.  


O Frontão (contorno ao redor da pia na parede) tem o tamanho padrão de 10cm, porém você pode cobrir a parede com a mesma pedra da pia como em algumas imagens acima. Como meu objetivo era colocar pastilhas, então mantive o tamanho padrão.

E o acabamento da esquadria (acabamento ao redor da pia  é no padrão 4X4. Esse acabamento garante a cobertura do armário abaixo da pia.

Banheiro:

Antes de comprar a bancada você precisa saber como será sua cuba.  Se for embutida não tem problema, mas se for sobreposta (aquela que fia pra cima da bancada), então seu frontão precisa ser do tamanho ou maior que a cuba (como na imagem de banheiro com pia vermelha acima).

A saia (contorno ) das pias do banheiro eu fiz de 6cm para deixar um acabamento em meio esquadria maior para o banheiro.


Vamos as fotos de como ficou:





















Fiz tudo claro e básico para poder usar a criatividade nas pastilhas.


DETALHE IMPORTANTE: a colocação das peças é a coisa mais suja de toda reforma. Faz tanto pó, mas tanto pó que não tem igual. Se puder fazer isso sem móveis na casa é melhor.

Proteja o armário de cozinha para não sujar as dobradiças pois ela fica arranhando para sempre.

A pia da cozinha sem a pastilha aplicada ficou sem graça. mas depois de aplicado a pastilha valorizou a pedra branca de quartzo.



Não deixem de postar suas perguntas no post.

Até a próxima...

Comentários

  1. Olá querida, se alguém tiver dúvida do tipo de bancada e qual marmoraria comprar, vou dar uma opinião sobre o trabalho da marmoraria GT GRANITOS http://gtgranitos.blogspot.com/
    Minha bancada com cuba acoplada ficou linda e fui muito bem acessorada. Ela fica no Rio de Janeiro e não ganho nada para falar sobre.....mas é que amei tanto minha bancada com bege prime....
    Monica

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou tentado a colocar o Branco Prime em minha bancada da cozinha, mas ouvi dizer que mancha com qualquer coisa, e risca fácil. A sua ainda está intacta? Ela realmente mancha? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, a pia branca é uma pia dificil de manter sim. Se vc deixar algum produto ou alimento colorido, ela vai manchar. Quando acontece isso eu limpo com sapolio com cloro em creme
    Também risca com facilidade, mas os riscos eu tb tiro com sapólio, É linda, mas da uma taquicardia toda vez que vc acha que manchou

    ResponderExcluir
  4. Eu ate pensei em por esse prime, mas a dona da Marmoraria me disse que poderia manchar. Então para evitar esse problema, resolvi optar pela marmoglass que é mais barato que silestone, mas é tão boa e bonita quanto.

    ResponderExcluir
  5. Eu ate pensei em por esse prime, mas a dona da Marmoraria me disse que poderia manchar. Então para evitar esse problema, resolvi optar pela marmoglass que é mais barato que silestone, mas é tão boa e bonita quanto.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Parabéns pelo blog.....estou a pensar aplicar na minha cozinha o branco glaciar.
    Esse branco glaciar tem brilhantes? Ou é mesmo só branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nuno. O branco glacial não tem brilhantes. Ele é todo liso. A princípio queria com brilho, mas só achei pedras com brilhos grandes. Uma mesma pedra brilhante pode apresentar diferença no tamanho dos "cristais" entre um lote e outro. Então vi a branco glacial e escolhi ela. Essa fase de escolher Marmore foi a que eu mais gostei.

      Excluir
  8. Olá Parabéns pelo blog.....estou a pensar aplicar na minha cozinha o branco glaciar.
    Esse branco glaciar tem brilhantes? Ou é mesmo só branco?

    ResponderExcluir
  9. Olá e parabéns pelo blog......estou a pensar aplicar na minha cozinha o branco glaciar.
    Esse branco glaciar tem brilhantes?
    Ou é mesmo branco só?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. É só branco mesmo. A principio queria com brilho, mas em todas as marmorarias que procurei só achei com brilhos grandes, e eu queria mais delicada, então optei por essa sem brilho.

      Excluir
  10. Olá! Gostei muito as informações! Também estou querendo colocar o branco prime na cozinha, visto que é bem mais barato que o stone branco... mas estou c muito medo de manchar... Cm está o seu? É dificil manter? Obrigada bjus

    ResponderExcluir
  11. OLha. manchar, até agora não manchou, mas eu tomo bastante cuidado para não deixar alimentos que soltam cor em contato direto com a pia e tenho sempre por perto um sapólio liquido com cloro. por ser branco, precisa de um cuidado igual a stone.

    ResponderExcluir
  12. Tenho branco prime no banheiro e parece marfim mesmo, como vc disse!
    Vejo que ate agua mancha ela... É normal? E ta aparecendo ums pontos bilhantes nela. Me ajuda?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sim a minha Tb mancha. Parei de usar sapolio na pedra. Pois tive a impressão que ele Tb mancha ou dá um tirada no brilho. Hoje limpo com veja desengordurante cozinha ( que uso em tudo na verdade) e depois passo lustra móveis para dar uma protegida. Não te jeito . Vamos ter que manter a pia super seca para evitar manchas.

      Excluir
  13. Olá, excelente dica, era o que eu procurava, mas da cozinha você colocou o branco glacial ou prime?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. Na cozinha eu coloquei o branco glacial. E no banheiro o banheiro o branco prime. Acho que o branco prime mancha mais que o glacial, e o glacial é bem branquinho, enquanto o prime puxa para o bege

      Excluir
  14. Coloquei quartzo branco pure white na cozinha e branco Prime na lavanderia. Recebi a mesma pedra nos dois! Alguém sabe diferenciar? Sabem me informar se o prime tem pequenos pontinhos? Grata

    ResponderExcluir
  15. Coloquei quartzo branco pure white na cozinha e branco Prime na lavanderia. Recebi a mesma pedra nos dois! Alguém sabe diferenciar? Sabem me informar se o prime tem pequenos pontinhos? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer Michelle, pois as pedras são feitas sinteticamente e podem apresentar diferença de cor e textura entre um lote e outro. Uma mesma pedra , a branco prime por exemplo, aparentava brilhos maiores ou menores entre uma loja e outra. O que eu reparei é que a branco prime veio para mim um pouco bege

      Excluir
  16. Bom dia Cintia. Parabens pelo excelente trabalho. Vou fazer a mesma troca da bancada como vc fez no seu banheiro. uma duvida é preciso trocar tb a pedra que fica embaixo do blindex por serem de cores diferentes? Alguns chamam de tento. Desde ja te agradeço. Carlos

    ResponderExcluir
  17. Olá Carlos. Obrigada pela visita. Imagino que vc esteja falando daqueles pedras de mármore e granito que ficam no chão separando os pisos e os ambientes. Bem, quando recebi meu apto todas as pias eram iguais, então todos os tentos da mesmo cor em todos os ambientes. Sendo assim, não mudei nenhum. Mudei as pedras do banheiro e da cozinhas mas não mudei as pedras do chão. Se a construção entregou pedras estreitas e de cor clara, não vai chamar muita atenção. Porém se as pedras possuí-me uma cor escura ou são largas o ideal seria trocar pelo mesma pedra da pia. Espero que tenha te ajudado. Caso sua dúvida não seja essa deixe outro recado que farei o possível para te ajudar. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá. Obrigada pela vista. Na época que comprei pesquisei entre várias lojas de matérias de contração e reforma . As maiores como a leroy, Cec possuem mais opções. Fui Tb na dicico. Então houve uma promoção de aniversário da leroy e os preços ficaram muito mais em conta, então comprei com eles. Mas só tive esse parâmetro pois estava sempre olhando e registando os preços das pastilhas que me interessavam. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi, coloquei branco prime na minha cozinha e ela está toda manchada. Estou muito arrependida de ter colocado. Vocês sabem me dizer o que faço para polir? ou evitar mais manchas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É terrível para manter mesmo. Tem que ter muito cuidado. Alem de tudo Ainda lasca com facilidade. Para tirar as manchas eu uso sapolio cremoso com cloro. Vem no mesmo produto, mas se não achar o sapolio com cloro pode misturar um sapolio simples cremoso com algum produto de limpeza com cloro. Se as manchas forem cinza, são arranhados, então vassalo esfregar, mas se tiver manchas de cor ( beterraba, tinta de rótulo, ) tem que esfregar e depois deixar um pouco de molho.

      Excluir
  20. Olá! Gostaria de saber, se possível, o tamanho das três partes da sua bancada: área seca (lado esquerdo) ,área molhada e a área do cooktop. Agradeço pela resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia . A área seca da esquerda tem 54cm, a área molhada 102cm e a área seca do cooktop 92 cm. Hoje, não faria a área seca da esquerda, pois pela disposição da cozinha ela virou uma área meio inútil. Se vc mora em apt. Sugiro fazer a área do cooktop maior tb, pois facilita para cozinhar .

      Excluir
  21. Nosso Papel de Parede Adesivo tem várias opções de desenhos. É ótimo para deixar o ambiente mais vivo!

    ResponderExcluir
  22. boa tarde! para manusear alimentos para cozinhar é melhor ter a bancada seca ou molhada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matos. Logo ao lado do fogão eu preferiria ter um espaço maior de área seca, acho melhor para cozinhar. E ao lado Esquerdo da cuba faria um espaço maior de área molhada, pois foi difícil achar um escorredor de louça do tamanho. No meu desenho a área seca do lado esquerdo ficou morto, pois é muito longe para manusear alimentos (pois está longe do fogão) e tb não dá para por louça molhada.
      Então, logo ao lado do fogão o melhor é uma área seca maior.

      Excluir
  23. Boa noite, Cíntia! Estou realmente em
    Dúvida em relação a cor da pedra da cozinha: preto são Gabriel(praticidade) ou colocar o branco prime. Eu amo as pedras claras mas fico com medo. Como está sendo a questão das manchas e de riscar? Agradeço se puder contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana Paula. Faz mais de 2 anos que eu tenho a pia branca, e ela não possui manchas. Ela risca de cinza com atrito, e às vezes mancha com comida e com rótulos de embalagens de papel, mas nada que um sapòleo creme com cloro não tenha resolvido. O rejunte Branco demanda um cuidado especial para não encardir. Mas com o passar dos anos ( muitos anos) vc pode comprar um rejunte Branco de pia e refazer . A pedra da cozinha é Branco glacial, enquanto a do banheiro é Branco prime. ( os nomes podem mudar de acordo com a marca do fabricante. A pia do banheiro por outro lado, deu uma manchada. Não ficou com manchas coloridas, ela na verdade perdeu o brilho em alguns pontos que eu esfreguei e ficou fosca num ponto que entrou em contato com algum produto químico, nada visível para visita, só para quem mora e repara. Mas a pia branca na cozinha é ainda uma grande tendência é ainda é novidade no Brasil, então todo mundo vai babar pela sua cozinha.

      Excluir
    2. Muito obrigada, Cíntia! Ainda estou muito em dúvida rsrs O responsável pela marmoraria disse que o Branco prime é melhor para a cozinha do que o granito branco itaunas (outra opção para nós) Quando vamos para resenhas e opiniões da internet a gente percebe que tem outras diversas experiências. É uma indecisão esse momento hahahaha muito obrigada por contar um pouco como está sendo 😃😃

      Excluir
    3. Oi Ana Paula. Quando estava procurando a pia branca, me mostraram várias marcas e varios "tons" de Branco. Um era diferente do outro. Mais brilho, brilhos maiores, menos brilho, sem brilho, tons de branco meio marfim. Enfim. Fiquei louca. Então mostrei para a moça da loja um foto do que eu queria, pq até então eu só tinha dito que queria Branco. E ela me mostrou a pedra que eu queria. Todas as pedras demandam cuidado, a preta/escura arranha bastante. Tanto uma como a outra eu te garanto que só vc vai conseguir ver as imperfeições com o tempo.
      Mas eu ainda escolheria a branca mesmo tendo que cuidar dela. Não sei se vc chegou a ver o resultado final com as pastilhas . Ficou show.

      Excluir
  24. Olá, eu vou colocar o branco Prime na minha cozinha, e o cara da marmoraria me disse que não iria manchar e queria colocar um impermeabilizante para tampar os poros, o que você acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marillia. O sapoleo com cloro tirou tudo que "manchou" até agora. O impermeabilizante vai proteger mais sim. Só se informe que ele não reage a algum produto. Tipo cloro, por exemplo. Sucesso !!!

      Excluir
  25. Olá, Cintia!
    Você sabe me dizer se o prime mais escuro no banheiro também mancha? Estou querendo colocar um cinza grafite no banheiro, fazendo a pia esculpida nessa pedra.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Ola vc continua limpando com sapolio cremoso? Tenho uma escada em branco pri.e e noto que esta ficando encardida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, continuo limpando com sapólio com cloro ativo. Mas mesmo assim percebo que com o tempo esta ficando manchada. Imagina a escada que tem mais circulação e contato com sujeira. ???!!!!

      Excluir
  28. Olá, estou querendo colocar o Branco Prime na cozinha, mas estou com medo de manchar. Gostaria de saber como está a sua pedra da cozinha e do banheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thais. Apesar de todo cuidado e muito sapólio com cloro, minha pia não escapou de algumas manchas. A do banheiro, tb não escapou pois entrou em contato com algum produto. A pia branca é linda de morrer, mas demanda uma paranoia para manter. Eu sugeriria cinza de quartzo. Tenho visto em alguns lugares e achei lindo. Vc pode fazer uma inversão de cores e colocar o cinza na pia e um branco bem bonito no revestimento da parede.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade. Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas. Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores. As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio. Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opi