Pular para o conteúdo principal

{Pintura}

Escolher a cor das tintas parece fácil, mas é uma missão quase impossível.

Ainda mais difícil para quem optar por cores diferentes entre os cômodos. Acho essa ideia válida par casa, mas não faria ( e não fiz) no apartamento.

Basicamente mantive teto e banheiros brancos e nas paredes da sala e dos quartos mantive uma mesma tonalidade.

Primeiramente, acho importante você olhar na internet imagens de ambientes e escolher a tonalidade da sua casa. 

O mercado oferece tintas com cores prontas: brancas, pêssego, gelo, etc ou, você pode mandar fazer a cor através da paleta de cores da marca.


Existe porém um pequeno detalhe que nem sempre te falam.... A cor que você escolhe na paleta é sempre mais escura na parede. Então veja a imagem acima. Digamos que você gostou da terceira cor da direita para a esquerda, na primeira fileira.

Se essa fosse sua escolha o ideal seria comprar a segunda ou a primeira cor, pois na parede a tinta fica mais escura.

Porém se sua escolha foi a primeira cor, então você precisa procurar uma cor mais clara em outra paleta ou diluir a tinta em tinta branca até você chegar a cor que realmente deseja.

CALMA..... existem outras opções além de brincar de jogo de adivinhar com sua tinta.

Algumas marcas oferecem hoje uma chamada tinha teste. Vem num pote bem pequeno suficiente para pintar  1m2 e o objetivo é passar a tinta na parede e ver o que mais te agrada, ou se vai ficar na tonalidade que você espera.

Quando comprei minha tinta, sabia que as tintas ficavam mais escuras, mas não imaginava que era tanto.
Comprei a tinta da Suvinil na cor Manjar Branco, que é um tom Nude entre o cinza e o lilás. Mas qual foi minha surpresa quando passei a tinta e ela ficou roxa, lilás escuro, sei lá. Horrível! Tive que comprar uma lata de tinta de 3,6L, diluir toda a tinta para que ela ficasse da mesma cor.

Essa era a cor segundo a paleta e o site:



Essa foi a realidade na parede. A esquerda primeira demão, a direita primeira tentativa de diluição...


Não sei se dá para ver como ficou bem lilás.

Enfim, após várias tentativas de diluição, consegui a cor que eu queria.



Além da cor, as marcas oferecem diferentes acabamentos para as tintas: Fosco, Acetinado e Brilhante. No espaço interno o fosco e o acetinado são os mais bonitos, mas eles possuem amostras dos acabamentos no balcão de tintas para sua escolha.

Eu só acho:

Que as cores que vão para o cinza e o creme as mais indicadas. Cuidado para não pegar cores muito amarelas. 

Se for colocar cores chamativas, opte por deixar apenas uma parede no tom mais forte.

Opte sempre pelo mais discreto, pois assim o ambiente fica mais leve e você poderá ousar em outras coisas, como papel de parede, sofá, etc.

Faça você mesmo...

A mão de obra de pintura tem encarecido muito. Ao ponto de ser cobrado 1100 reais o metro da pintura dependendo da região. parece pouco, mas.... essa calculo não leva em consideração as parte não pintadas, e sim a metragem do imóvel.

Ou seja, um apê de 70m2, não será pintado a cozinha e a varanda mas pode chegar a custar 7 mil reais sim.... Podemos também encontrar preço mais barato, mas eu aprendi a nunca dizer o seu bairro antes de fechar o preço. pois dependendo da localização eles enfiam a faca.

Como tudo relacionado a construção é muito caro, eu e meu esposo optamos por fazer tudo que pudéssemos fazer, E como disse no post sobre gesso, resolvemos fazer a pintura nós mesmos.

Então compramos rolos de qualidade com pelo curto. E uns pincéis de pintar cantos que são parecidos com espojas, que facilitam muito o acabamento.



Algumas pessoas ficam em dúvida se pintam antes ou depois do piso. Eu pintei antes o mais grosso, ciente que depois do piso daria uma mão final para eliminar a sujeira.

Quanto à técnica, só a prática mesmo....

Preparar a parede é tão importante quanto pintar. Um pintor me recomentou que primeiro desse uma mão de tinta de cor e assim os defeitos iriam aparecer. Deu certo, Dei a primeira mão e todas os defeitos saltaram. Depois, arrumei com massa corrida e, lixei e depois deis as demais mãos.

Para os cantinho usei esses pinceis de canto que ajudaram pra caramba.

Se você for colocar papel de parede, dê uma mão de tinta pelo menos na parede, pois o colocador de papel me explicou que essa tinta que a construtora entrega não é boa para aderir o papel.

Para o apartamento de 70m2, contando que eu não pintei os banheiros, e a cozinha, uma lata de 18L deu. No meu caso sobrou pois eu re-dilui a tinta em mais 3,6L para suavizar a cor.


O gesso deve ser exaustivamente lixado até a perfeição antes da pintura, para garantir um resultado perfeito. Lixas finas são indicadas para esse serviço, e em grande  quantidade. Use máscara e roupas bem velhas pra esse procedimento.


TINTA EPOXI

A tinta Epoxi é indicada para banheiros. Ela é a base de água, porém é lavável. Só não é indicada para o box em si.

Se você não for colocar azulejos nos banheiros, essa tinta vai deixar as paredes mais resistentes a água e mais fácil de limpar;

TINTA PARA GESSO

O gesso deve ser pintado com tinta especifica para ele, ou com o tempo ficará amarelo. Você pode passar um fundo para gesso, ou agora temos a tinta direto no gesso.







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade. Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas. Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores. As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio. Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opi