Pular para o conteúdo principal

{Como economizar e ganhar em suas compras de reforma}

Olá pessoal...


Quando chega a hora de reformar, todo mundo pensa que você está recheado de dinheiro, e sempre tentam te enfiar a faca. O pedreiro, as lojas de materiais, a loja de planejados, enfim, está todo mundo tentando tirar vantagens da gente.

Calma, vou deixar algumas dicas para vocês economizarem nas hora de reformar e montar a sua casa.


Lojas de materiais de construção

Quando se trata de opção de marcas, principalmente nos acabamentos, as grandes lojas levam a melhor, porém nem sempre os preços são mais acessíveis. Porém uma coisa que pouca gente sabe é que você pode (e deve) pedir desconto no caixa na hora de pagar.


Não são todos os valores que eles oferecem descontos, mas quando estamos reformando, nunca é pouco o cifrão na caixa registradora. Eu mesmo quando estava nessa época geralmente gastava cerca de 800 á 1000 reais todas as vezes que ia na Leroy ou na C&C, assim, sempre pedia descontos.

Vale a pena pedir. Os descontos variam entre 3 á 7%, então não dá pra deixar passar. Aprendi essa dica com a minha mãe, pois sempre achei que essas grandes lojas não ofereciam essas opções para o comprador.


Móveis planejados

A vantagem de comprar os móveis na mesma loja é manter os padrões de acabamento e de cores escolhidas, porém, não recomendo comprar tudo de uma vez. Por um simples motivo.... O brinde.

Não pense que a loja esta sendo boazinha com vocês, o preço que você está pagando pelo móvel já inclui o brinde, se você pedir, ótimo, se não pedir, melhor pra loja que "embolsou" o seu brinde.

Os brindes mais comuns são:
cooktop
depuradores
Televisores

Mas podem variar dependendo da loja.

Exemplo: 

Quando comprei a cozinha ganhei o depurador para 6 bocas da Sugar.

Quando comprei o restante dos móveis, ganhei uma TV de 42 polegadas.

Você pode dividir os móveis em três etapas: 

- Cozinha (que é sempre cara, geralmente 1/3 do orçamento dos móveis planejados)

- Sala, banheiros e escritório.

- Quartos.

Assim, cada compra equivale a um brinde. Se você comprar tudo junto, somente um brinde eles vão te dar.


Na hora de fazer o projeto, sempre tenha em mente o valor que você pretende gastar, mas fale pra o planejador que você tem em mente menos.

Por exemplo, se vc quer gastar 20 mil em determinado conjunto de móveis, fale que seu orçamento é 14 ou 15 mil, dificilmente vai sair esse valor que você falou para ele e depois que você se encanta com o projeto, dificilmente vai conseguir tirar alguma coisa do valor sem tirar itens.


Então se você falar que quer gastar 20 mil, o mesmo projeto vai sair por 25 ou 27 mil, e para chegar no seu orçamento ele vai tirar coisas, diminuindo os detalhes.

Repare que quando o programa gera o valor, ele lança um valor tipo 60 mil, 70 mil, então o vendedor te dá um valor final. Suspeito.....kkkk


Forma de pagamento


 Todo mundo sabe que á vista é mais barato. PONTO. Porém, muitas pessoas compravam seus móveis e pisos e tudo de reforma e construção á vista e alguns nunca viram seus móveis, e quando chegou (se chegou) não eram como o descrito.

Por isso, o código de defesa do consumidor determinou que a compra pode ser feita com valor á vista, porém dividido em três parcelas.


Exemplo:

valor: 22350,00
á vista: 20000,00 dividido em 3x.
Ato, 30 e 60 dias.

sendo que antes do terceiro depósito, o produto deve estar entregue e montado.

Essa forma de pagamento permite que o cliente recupere pelo menos a terceira parcela do pagamento em caso de não cumprimento de prazos da loja.

Mão de obra

Essa é parte mais difícil de negociar. Quantas histórias nós ouvimos sobre trabalhos mal feitos e que levam o dobro ou o triplo do tempo para ser finalizado. 

Por isso, pagar por dia nem sempre é uma boa forma de economizar dinheiro, pois, quanto mais tempo a pessoa ficar na sua casa, mais ela ganha.


Somente é vantagem pagar por dia por serviços pequenos: tirar pias, quebrar coisas, enfim coisas pequenas.

Pesquise  se a pessoa que você está contratando é realmente um profissional da área;

Certa vez uma amiga contratou um homem que conheceu num táxi (ele era o motorista do táxi) e ele ao ouvir que ela precisava de um pedreiro se ofereceu para fazer a obra. Ele cobrou uma fortuna, ela pagou boa parte á vista e ele nunca apareceu para fazer a obra.

Então, assim como você quer referências de quem cuida dos seus filhos e trabalha na sua casa, busque referências e indicações na hora de contratar um pedreiro.

VALORIZE: um profissional BOM, com boas indicações tem dois defeitos: está sempre contratado e custa mais caro.

Porém, se você quer que fique bem feito, tem que pagar o preço. O preço pelo serviço e pelo tempo de esperar. 

Compre os materiais ou acompanhe o profissional na compra dos materiais necessários, essa é uma forma de não estourar o orçamento e ainda pedir o desconto no caixa.

Sei que é difícil, mas é importante ter alguém para acompanhar a realização do projeto, mesmo que seja o filho mais velho, o primo desocupado, ou você mesmo se tiver tempo.

Tenho um relato, em que o pedreiro vendia os sacos de cimento e fazia as paredes com mais areia do que qualquer coisa.
No final das contas, ele ainda sumiu com as ferramentas caras como: maquita, serra elétrica, ferragens, enfim. Maior prejuízo.


Deixem seus comentários e suas dúvidas no blog, também sugestões de assuntos que vocês querem que eu fale.

Bjus e até a próxima




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Pintura}

Escolher a cor das tintas parece fácil, mas é uma missão quase impossível. Ainda mais difícil para quem optar por cores diferentes entre os cômodos. Acho essa ideia válida par casa, mas não faria ( e não fiz) no apartamento. Basicamente mantive teto e banheiros brancos e nas paredes da sala e dos quartos mantive uma mesma tonalidade. Primeiramente, acho importante você olhar na internet imagens de ambientes e escolher a tonalidade da sua casa.  O mercado oferece tintas com cores prontas: brancas, pêssego, gelo, etc ou, você pode mandar fazer a cor através da paleta de cores da marca. Existe porém um pequeno detalhe que nem sempre te falam.... A cor que você escolhe na paleta é sempre mais escura na parede. Então veja a imagem acima. Digamos que você gostou da terceira cor da direita para a esquerda, na primeira fileira. Se essa fosse sua escolha o ideal seria comprar a segunda ou a primeira cor, pois na parede a tinta fica mais escura. Porém se sua escol