Pular para o conteúdo principal

{Cidadania na Itália} Primeira semana

Cheguei na Itália numa quinta-feira a noite pra fazer meu processo de cidadania.  

No outro dia de manhã já estava indo fazer meu Códice Fiscale, vulgo CPF. É uma das primeiras etapas da cidadania e com ele em mãos você pode dar entrada na residência. Fica pronto na mesma hora e você da entrada ainda com seu passaporte Brasileiro e comprovante de endereço de aluguel da casa.
Teoricamente qualquer pessoa pode fazer, não sendo necessário justificar por que, você brasileiro está solicitando um.

Em seguida do Códice Fiscale fomos entregar os meus documentos no escritório de cidadania da prefeitura. A oficial pegou os documentos e conferiu se estavam todos lá (sem fazer análise de conteúdo). E então eu agendei a inscrição na Anágrafe para terça de manhã ( isso numa sexta).

Esteja sempre preparado psicologicamente (ou ao menos avisado), que muitas vezes você irá na commune para fazer alguma coisa e eles vão marcar para outro dia, ou mandar você retornar em outro dia para "ver" se resolveu alguma coisa.

Esse é o ponto principal do estresse, porque você quer que a sua cidadania seja aquelas magicas, top de linha que saem em trinta dias corridos. Enquanto na prática corre o risco de você ser embarrigado para o outro dia, pra outra semana, com muiiitttaaa frequência.

Um detalhe importante (tissimo) só foi possível para mim fazer a Códice e entregar os documentos no dia seguinte da minha chegada porque eu já estava com a casa alugada através da minha assessoria. Caso contrário, teria que primeiro resolver isso.

Alugar a casa foi o principal motivo que me fez optar pela assessoria ( alem de não falar nada em italiano). Mas relatos passados, pessoas tiveram dificuldade de alugar a casa, pois os italianos são muito desconfiados, e quando você fala o propósito do aluguel eles recusam, ou cobram valores absurdos ou recusam alugar por períodos de 3-4 meses.

No mesmo relato, após uma imensa dificuldade para conseguir uma casa, o commune não aceitou os documentos. Então foi aquela confusão. 

Enfim. Cheguei a casa já estava alugada. Fiz o que deixaram na sexta e na terça estava marcado minha inscrição de residência.

No final de semana aproveitei para conhecer a cidade. HAHA. Parte das cidades da Itália fecham seus comércios das 13h as 17h. E de domingo o transporte público mal funciona. O sorvete era maravilhoso no entanto e ainda deu pra curtir uma praia  (final de verão) e uma pizza no fim de semana.

Segunda-feira fui no shopping. Afinal de semana os ônibus eram um pesadelo e depois de inscrever-me na residencia não poderia sair. 

Terça chegou. Inscrição da residência!!!!!!!

Para quem não entende muito do processo, segue um resumo: se você tem os documentos do italiano, e eles te permitem que você aplique o processo da Itália (consulte um assessor ou outro especialista, pois não são todos os casos), terá que cumprir algumas etapas.

Residencia: você tem os documentos e vai aplicar pra cidadania. 

Você precisa alugar uma casa e se inscrever como residente na prefeitura. 

Após a inscrição a prefeitura manda um Vigille para comprovar sua presença física, e também para verificar que você está num lugar que não é Airbnb, ou seja, realmente alugando.

Posso ficar na casa de um amigo ?
Provavelmente não por alguns motivos: as casas possuem um limite de pessoas por metro e acomodações. Ao ponto que você não pode simplesmente dormir num sofá e se considerar morando no local. O vigille quer saber onde você dorme, onde estão as suas coisas etc.
Mesmo que seu amigo tenha um quarto sobrando, você precisará apresentar um contrato de aluguel registrado, e seu amigo terá que pagar imposto por isso ( e os Italianos são tão rigorosos com isso que eles tem uma polícia especifica pra isso)


Voltando ao processo

Após declarar residencia , você pode solicitar a cidadania por via sanguínea ( alguns communes correm os dois processos juntos, outros, primeiro conclui a residência e depois inicia a cidadania).

A conclusão da residencia ocorre depois da visita do vigille ou após 45 dias caso ele não venha. * melhor ficar em casa pra não perder a visita dele.

Na terça-feira fomos a Anágrafe e foi uma briga. Até questionar que eu era divorciada aos 30 anos a oficial questionou com deboche. Pediu minha certidão de casamento (e divórcio) que estava com a oficial da cidadania. Barraco, barraco, gritaria, meu assessor convenceu ela a fazer minha residência. 

E dia 06/08 iniciou minha residencia. Tempo de ficar em casa de molho e esperar o tal do vigille...








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade. Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas. Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores. As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio. Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opi