Pular para o conteúdo principal

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade.

Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas.

Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores.

As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio.


Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opinião, as sancas  e molduras arredondadas deixam um ar velho ao cômodo., enquanto as retas deixam um ar mais moderno e clássico.




Essas são sancas que eu acho bonitas, porém no meu apartamento optei apenas pelas molduras, com 15 cm na sala, sala de jantar e corredores, e de 12 cm nos quartos e banheiros, no mesmo molde. Fiz essa opção pela facilidade de não alterar a estrutura elétrica e por achar que o simples é mais fácil de alterar e mais difícil de sair de moda.


Confira as fotos do meu gesso:





Se fosse colocar sanca colocaria com moldes retos como as imagens que postei acima.

Quando fui pesquisar gesso passei em várias lojas. Optei por uma loja onde o dono fazia a moldura e, inclusive se eu quisesse inventar uma moldura ele poderia fazer segundo o meu desenho. O preço do gesso é muito barato.
Geralmente a moldura é 12 reais o metro colocado com molduras até 12 cm e cresce de acordo com a largura: 13 reais as de 13 cm, 14 reais as de 14 cm etc. Esse foi o preço que eu achei.

A sanca varia o preço de acordo com o projeto que você escolher. Existem sancas que cobrem todo do teto e outras que fazem plataformas.

Aplicação do Gesso

A primeira vez que vi o gesso depois de aplicado, quase caí para trás. Isso porque não tinha noção de nada a respeito do gesso. Para mim, ia ficar conforme o vemos pronto, lindo, liso e branquinho.... mas a realidade foi diferente...





Além de cinza o gesso apresentava algumas ondulações e imperfeições. Porém descobri que o gesso demora pelo menos uma semana para secar e que o processo de lixar e pintar faz parte de outro serviço, que é a pintura. No caso o pintor é quem vai lixar e pintar depois que o gesso secar. Ufa!!!!!

Por achar que seria um serviço fácil eu e meu esposo resolvemos pintar a casa, e então, lixar e tratar o gesso. Foi o maior erro da minha vida. Parece fácil, mas é muito difícil e muito demorado, então, mesmo que você pinte sua casa, pague para um profissional lixar o gesso, pois da muito trabalho.

A pintura do gesso não pode ser feita com tinta comum branca. Existem duas técnicas principais:

A primeira é passar um fundo de gesso, que é uma preparação para depois pintar com tinta branca comum. Mas depois de pesquisar descobri que hoje temos uma tinta específica para ir direto no gesso.

É a tinta Coral direto no gesso.

O preço é por volta de 55 reais, com 3,6 litros.  Mas você pinta direto com ela, sem ter que usar mais de um produto.

Com cerca de três demãos de tinta o gesso ficou com esse aspecto branquinho que estamos acostumados.

IMPORTANTE: se você for colocar móveis planejados, normalmente eles são embutidos até o teto, logo, se você colocar gesso nessas áreas você vai ter que tirar posteriormente. Então já pense onde vai guarda-roupas embutidos para não colocar gesso!!! Isso também se aplica aos rodapés.


Comentários

  1. Linda postagem! Para renovar sem ter que reformar, a melhor opção é colocar o Papel de Parede Adesivo no ambiente desejado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e