Pular para o conteúdo principal

{Cidadania Italiana} - Quem tem direito

Com a crescente crise do Brasil, cada vez mais as pessoas buscam um alternativa para abandonar o navio, a sensação é literalmente que o Titanic esta afundando e as pessoas estão lutando pelas ultimas vagas nos botes.

Então a imigração surge como uma opção para muitos, especialmente aqueles que podem conseguir um passaporte de outro pais e com isso, deixar o pais de forma legal.

A cidadania italiana aparece nesse cenário, para muitos brasileiros, sendo um dos países mais flexíveis para a transmissão da cidadania. 

O que é necessário?


Seria redundância dizer que é necessário que um antenato ( alguém que nasceu antes de você, ligado a sua genealogia) tenha nascido nascido na Itália?  Mas acredite, já teve gente que procurou assessoria sem ter parentesco italiano, achando que o processo é mágico.

Então vamos lá, a Itália é bem flexível nesse quesito, considerando, bisavôs e trisavôs na linhagem de transmissão de cidadania, mas é importante saber:

Até 1948 a lei italiana dizia que a mulher não transmita cidadania ou direito de cidadania para seus filhos. Após 01/01/1948 essa lei mudou, podendo as mulheres também passar os direitos.

Assim para saber se você pode aplicar o processo, precisa saber quem nasceu na Itália.

Meu exemplo 1 :
Bisavô (Masc) Nascido em  1900 na Itália
Avó (Fem) Nascido em 1937 no Brasil
Mãe (Fem) Nascida em 1961 no Brasil
Eu (Fem) Nascida em 1987 no Brasil

Nesse primeiro exemplo, meu bisavô nasceu na Itália, e sua filha, minha avó, nasceu antes de 1948, logo teoricamente não haveria possibilidade de transmissão da cidadania.

Porém, vem o outro lado da família, meu avô.

Meu exemplo 2 :

Bisavô (Masc) Nascido em  1902 na Itália
Avô (Masc) Nascido em 1932 no Brasil
Mãe (Fem) Nascida em 1961 no Brasil
Eu (Fem) Nascida em 1987 no Brasil

Veja que nesse exemplo, meu antenato italiano nasceu em 1902 na Itália e só aparece mulher na linhagem depois de 1948, que é minha mãe. Por esse motivo, tenho direito.

Porém se você se encaixa no exemplo um, cuja linhagem aparece uma mulher antes de 1948, há a possibilidade de fazer o processo de forma juducial, que é mais demorada, mas ainda assim, pode resultar na cidadania Italiana.

Formas da fazer o processo


O processo pode ser aplicado de forma administrativa ou judicial.
Na administrativa, não havendo impedimento da transmissão sanguínea, o interessado entra com o processo simples, que pode ser feito num consulado Italiano ou diretamente na Itália.

Porque os consulados estavam demorando demais para analisar os processos ( até mais de dez anos) muitas pessoas optam pelo processo na Itália, que vária em torno de 2 meses a 1 ano.

Se o seu caso se enquadra no exemplo 1, o processo ocorre de forma judicial através de advogados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade. Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas. Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores. As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio. Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opi