Pular para o conteúdo principal

{Cidadania Italiana} - No Brasil ou na Itália

Depois de decidir que quer fazer a cidadania italiana, é preciso decidir se você fará o processo do Brasil ou da Itália. 

Na verdade é possível aplicar o processo de qualquer consulado Italiano no mundo, desde que você esteja legalmente no país. As aplicações vão variar muito, desde tempo de espera, a dinheiro investido no processo.

No Brasil

Resultado de imagem para brasil italiano

O Brasil tem enfrentado uma grande dificuldade com relação a aplicação do processo de cidadania, devido ao alto número de pessoas que buscam o serviço anualmente. Tanto, que o processe está no momento exacerbando o prazo legal de dois anos. Chegando até a incríveis 12 anos, e custando em torno de 10 mil reais por aplicação ( família)

As etapas do processo no Brasil incluem:

- Inscrição na fila do consulado para análise dos documentos.
Nessa etapa o(s) interessado(s) inscrevem-se no consulado, e aguardam a chamada para apresentação dos documentos.

Os documentos devem ser encontrados e engatilhados, porém, eles possuem validade de um ano, então deixe para imprimi-los , apostila-los etc, somente quando for convocado.

Não estou a par da inscrição no Brasil, mas por exemplo, no Canadá a fila de espera para agendar uma consulta para a inscrição estava para 6 meses. Depois disso ainda vinha a espera para a convocação.

- Convocação para entrega dos documentos.
Nessa fase os documentos são retirados em inteiro teor nos cartórios, traduzidos, juramentados e apostilados para entrega, e outras se houver necessidade segundo a lei vigente na época.

- Análise do processo.
O consulado tem 730 dias apara avaliar e dar um parecer sobre o processo. Após sentença positiva, o passaporte italiano pode ser feito.

Por conta de extensa demora no processo, muitas pessoas optam por fazê-lo na Itália, onde é realizado na comune (prefeitura) de cada cidade Italiana, que pode durar de 30 a 180 dias.

Na Itália

Resultado de imagem para brasil italiano
Na Itália o processo é mais rápido, porém você precisa de disponibilidade (e dinheiro) para pausar sua vida por um período de até seis meses. 

Não vá contando (especialmente financeiramente) nos depoimentos de pessoas que concluíram o processo em um mês. Doido, e estou passando por isso no meu processo. A pessoa que me indicou concluiu seu processo em 35 dias, e eu estou há 73 dias e sem previsão de conclusão.

- Preparação dos documentos
Assim como o processo do Brasil, deixe para imprimir as certidões de inteiro teor, traduzir e juramentar quando você já estiver com previsão de viagem ( não muito perto, hein). 

- Residência
O processo de cidadania possuí essa etapa de residência, onde o interessado aluga casa, e registra-se na Anágrafe da comune, dizendo, "hei, estou morando aqui". Depois da inscrição, o oficial enviará um Vigile (policial) para ir a sua casa e avaliar se você está mesmo morando lá. Etapa que dura até 45 dias.

- Cidadania
Nessa etapa o oficial da comune avalia seus documentos para ver se estão corretos, e solicita outros documentos para o consulado italiano no Brasil. Essa fase pode morar muito, dependendo se a comune entrará com a cidadania ao mesmo tempo que a residência está acontecendo, ou se só o fará após a conclusão da residência. Se o oficial avaliará seus docs e pedirá os documentos ao Brasil com agilidade, e por fim, se o consulado responderá rapidamente.

- Conclusão
Após respostas dos documentos do Brasil, a comune emite um documento ao prefeito, que assina sua cidadania e após, faz uma certidão de nascimento em italiano para você.
Essa etapa tende a ser rápida, mas já vi relatos de comunes que só fazer coisas com agendamento e jogaram o agendamento da certidão para mais de um mês.

 Ufá, agora é italiano....

Qual escolher

Realmente a melhor forma de fazer a cidadania é de acordo com sua disponibilidade de tempo e dinheiro e também a pressa que tem e fazê-lo.

A cidadania na Itália é mais rápida, porém muito mais cara, sendo necessário parar tudo para fazer isso. E NÃO, você não tem permissão de trabalho nesse período, então $$$$$

Também há pessoas que vão apenas cumprir a residência de 45 dias e voltam ao Brasil, porém vale lembrar que muitos processos estão sendo caçados atualmente por fraude. Então, não compensa arriscar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade. Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas. Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores. As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio. Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opi