Depois de decidir se o imóvel a ser adquirido será uma casa ou um apartamento, ainda há as opções de comprar um imóvel pronto ou na planta.
Apesar do imóvel na planta parecer a maneira mais econômica, existem "detalhes" que não são explícitos ou divulgados quando se vai comprar o imóvel, então vou postar umas dicas sobre coisas que senti na pele ao comprar o apartamento na planta.
Existem vantagens e desvantagens em ambas as compras, o negócio é pesar e decidir...
Era uma vez um imóvel na planta...
A principio o imóvel na planta parece ser obviamente a opção mais barata. Teoricamente, um imóvel que, pronto seria vendido por 350 mil reais, está sendo vendido por 220 mil e isso é um ótimo negócio!!!! Porém o que pouca gente sabe é que os imóveis na planta sofrem uma valorização mensal sobre seu preço total, que influencia tanto nas parcelas mensais, trimestrais, enfim, até o saldo devedor no final.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é ajustado mensalmente até a quitação da dívida com a construtora, seja através do pagamento ou do financiamento. Esse índice faz com que o valor final do imóvel fique entre 20 a 40 mil reais a mais que o preço de contrato.
No final das contas o apartamento na planta sai com seu valor inferior ao pronto, o que é preciso ter em mente é que também não saíra por aquele valor baixo que as construtoras oferecem, é preciso contar com esse valor para saber se você realmente terá condições de financiar o imóvel quando for entregue.
Ainda assim, peço que você considere o tempo de entrega do imóvel.
O meu apartamento, comprei com um prazo de entrega de aproximadamente três anos e meio. Nesse tempo todo ele ficou sofrendo a valorização mensal e saiu por volta de 50 mil reais a mais que o planejado. Nunca paguei o valor combinado com a construtora, pois já na primeira mensalidade a valorização impactou em 100 reais na mensalidade, de um mês a outro sempre subia pelo menos 15 reais e em alguns meses esse valor era maior. Além da mensalidade, o valor do saldo devedor também subia então no final das contas, paguei todos esses meses e ainda devia o mesmo valor. Nesses três anos e meio só paguei a valorização!!!!
O que me consolava era que ao pesquisar o valor do imóvel como se eu fosse comprar "hoje", ele sempre estava mais caro do que eu estava pagando.
Exemplo:
Simulação segundo a construtora...
Comprei da construtora o imóvel no valor de: 230 mil reais.
Paguei durante o tempo de construção: 55mil reais.
Financiamento: 175 mil reais e ainda usaria meu FGTS nesse valor.
Realidade...
Comprei da construtora o imóvel no valor de: 230 mil reais.
Paguei durante o tempo de construção: 60mil reais.
Financiamento: saldo devedor de 230 mil reais.
Que susto hein!!!!!!!
Porém, ao final dos três anos e meio o valor do apartamento se eu fosse comprá-lo agora era superior aos 290 mil que eu estava pagando com uma diferença de 60 mil reais.
Se você paga aluguel, e se esse aluguel for muito caro vale a pena calcular esse dinheiro que você gastará com moradia, pois aí, pode ser que tenha mais vantagem em comprar o imóvel já pronto.
A Caixa Econômica Federal exige que 20% do valor o apartamento seja dado como entrada. Esse valor pode ser dado no ato, se você comprar um imóvel pronto, ou parcelado em diversas maneiras se você comprar na planta. O FGTS pode ser usado na hora do financiamento para contar como entrada.
Geralmente as construtoras vendem a dívida para um banco, que pode ser a Caixa ou não, através dessa venda você tem quase que uma garantia para financiar o imóvel mesmo que a juros abusivos através desse banco, porém tem liberdade de financiar com o banco que desejar, desde que seja aprovado.
Por não conseguirem financiar no banco de sua escolha por falta de recursos, muitas pessoas acabam financiando com o banco que comprou a dívida para não perder o imóvel.
Outra modalidade de apartamento na planta são uns que já são vendidos pela Caixa. Nessa modalidade você paga a entrada proposta e já entrega a documentação do financiamento, e até a entrega do imóvel paga somente o juros do financiamento, sem pagar a mensalidade em si.
Agora vem o conselho malvado...
Se fosse comprar hoje, procuraria essas pessoas que compraram o apartamento na planta com a ilusão de pagar o que foi proposto na simulação mas que ao chegar no financiamento se encontraram sem recursos...
Essas pessoas estão dispostas a vender o imóvel sem ou praticamente sem lucro, apenas para não perder o dinheiro. É uma situação triste, porém no final das contas ajuda os dois lados: o seu, e o de quem não vai ter recursos pra pagar e pode perder o imóvel e o dinheiro gasto.
Onde achar essas pessoas? Principalmente nas portarias dos prédios recém entregues ou por entregar....
E se eu escolher o imóvel pronto?
Se você já tiver um dinheiro guardado e também o FGTS a melhor escolha agora pode ser o imóvel pronto. Mas, não se esqueça que há ainda outros gastos como impostos e taxas de financiamento (que discutiremos em outra página) e ainda as reformas seja de um imóvel usado ou novo.
Então pense nesses gastos antes de comprometer sua renda na compra. Esse princípio também se aplica ao imóvel na planta, pois após pegar as sonhadas chaves é que começam os gastos....
Colocando o Papel de Parede Adesivo , você tem a facilidade de fazer sozinho, do seu jeito e no seu tempo.
ResponderExcluir