Pular para o conteúdo principal

{Cidadania Italiana} - Procura de Documentos

Umas das difíceis etapas do processo de cidadania, é a procura de documentos. Essa fase é cheia de tensão, porque basta um documento não encontrado, que todo processo fica parado.

Se você está em busca dos documentos, você já sabe que possuí  algum parente que nasceu na Itália. Mas é preciso saber onde, quando, etc.

Primeiramente, confira no consulado os documentos necessários para a cidadania, e apesar de alguns comunes não pedirem certos documentos, sugiro que procure todos:

Nascimento
Casamento
Óbito 

Até chegar em você, então faça sua árvore genealógica numa planilha que o ajude a organizar locais e datas.

Inicialmente essa busca é um "trabalho de tia". Ou seja, os dados que você ou seus pais não tenham, procurem com os tios, avós, tio-avós, enfim todos parentes mais velhos.

Em que cidade casaram, em que data, em que ano nasceu, nome completo. Informações que ajudem a completar as lacunas das informações que o auxiliarão a encontrar os documentos.

Procure nos cartórios, igrejas e cemitérios ao redor  das cidades onde seus familiares viveram no período em que nasceram, casaram ou morreram.

Você também pode procurar um assessor especializado que vai te ajudar a encontrar esses documentos e também identificar a necessidade de alterações (retificações) das certidões.

Também algumas empresas situadas em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, etc oferecem serviços pagos de busca de documentos pela internet.

O valor para a emissão de cada certidão pode variar, de cartório a cartório, variando de preço também se a certidão for simples ou de inteiro teor.

Espere gastar em torno de 1000 reais com as certidões, sem contar as traduções e juramentos.

A noticia boa é que alguns cartórios atendem por telefone, sendo que você pode fazer o processo de solicitação e pagamento a distância e retirar, ou mesmo enviar por correio.

Sabendo onde estavam todos os documentos, o meu processo levou um mês e meio entre solicitar e receber tudo. Alguns cartórios foram mais resistentes, pedindo impressos de solicitação assinados, enquanto outros resolveram tudo com uma simples ligação. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade. Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas. Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores. As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio. Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opi