Pular para o conteúdo principal

{Antes e depois completo da Cozinha}

Quando vejo o resultado final da cozinha, mal consigo lembrar de quando peguei o apartamento na planta. Foi um caminho de muitas etapas, mas terminar trouxe uma satisfação pessoal muito grande.

Foram pelo menos um mês morando no AP sem ter cozinha, porque tirei a pia para a loja medir o espaço. Um sufoco....

Vale lembrar a cozinha que eu escolhi como inspiração antes:

Pia clara, armários com as combinação de cerejeira com branco.




Ao longo do caminho outras coias foram adicionadas. E depois de mostrar o antes e depois, vou falar também dos arrependimentos e do que faria diferente.

Então, seguem as ultrajantes imagens inciais do apartamento na planta.





Quem  comprou apartamento na planta sabe a dor no coração de comprar o apartamento por causa do decorado e quando pega a chave, dá de cara com essa imensidão vazia. 

Mas Calma. Pensa nisso tudo como se fosse uma tela em branco, pronta pra você criar.  Então vamos lá....

Etapa 1 - Retirei a pia original(horrorosa, diga-se de passagem), e trouxe pessoal do planejado para fazer a medição.


E ai veio o desenho do projeto....





Esse foi o projeto desenhado. 

Mudança de percurso!!!! No caminho saiu a Linha de eletrodomésticos pretos de algumas marcas. E eu me apaixonei. Queria incluir isso de qualquer jeito na minha cozinha.

Então adicionei uma divisória preta entre a cozinha e a lavanderia e o vidro preto no armário.

Então depois de uma longa espera. Finalmente chegou o dia de montar os armário.






Quando os armários foram montados eu já tinha os acessórios e na época a unica coisa que eu não havia achado na cor preta foram o forno e o exaustor.

A acabamento da cor em madeira foi duplo para dar um ar mais elegante e a cobertura do balcão também foi de madeira.

Na época, muitas pessoas me perguntaram da parede divisória, e só depois eu entendi que o comum era retirar essa divisória e montar o balcão. 

Entendi porque na hora de colocar a tampa de madeira. Se a parede não estiver perfeita, todos os defeitos aparecem quando você coloca a tampa, pois se a parede está torna, não encaixa perfeitamente. Arrumar foi um pesadelo. Se for fazer na sua casa, retire essa parede.


Enfim chegou a hora da tão sonhada pia....




Quando chegaram as peças, elas estavam desmontadinhas, a cuba já estava colada. E pensa num negócio que faz sujeira, é a montagem da pia, porque mesmo pré-montada eles precisa, mexer e serrar, um pó infinito.

Então não caia no conto do montador de móveis como eu cai. Ele disse. A pia vai depois por causa de blá, blá blá. Mentira.....E se eu não fosse trocar a pia? ele ia ter que montar do mesmo jeito. A questão é que é mais fácil para eles, mas para nós é um sufoco.

Então mesmo com todo cuidado, fiquei tirando pó de quartzo do forno e das dobradiças uma eternidade. Monta o raio da pia primeiro, limpa tudo e depois manda vir os móveis.



Depois da pia montada, já ficou com cara de gente.Mas inda faltava as pastilhas, e sem ela a cozinha estava ainda sem graça.

Como os armários estavam instalados, eu só precisava de pastilha para cobrir esse espaço.

Compramos as pastilhas num aniversário de uma das lojas de construção e reforma e na época valeu muito a pena. Saiu tudo a metade do preço, e a Pastilha de cozinha que estava por volta de 38 á 45, eu paguei 20 e poucos.

Nessa época eu parecia uma louca, todo fim de semana eu estava em lojas de material e reformas, caçando promoções.





Aplicamos a pastilha por cima do azulejo, já que ele estava bem retinho. Com paciência e atenção, deu certo...


A pastilha é recortável, então fácil de fazer os recortes de tamanho.

E depois de aplicar e rejuntar.... Resultado Final:







Linda. Fiquei babando e mostrando minha cozinha para todo mundo.

Mas tudo tem um lado B. 

- Pia branca é linda. Mas com o tempo ela encarde, não importa o cuidado que você tenha. - limpeza com sapólio diariamente.

- Fiz a cuba pequena, muito difícil para lavar louça. Tente fazer caber no seu projeto uma pia média ou grande.

- Fiquei com muita dó de pagar uma fortuna na torneira, e comprei uma intermediária, mas sinceramente, desvalorizou um pouco o conjunto. Vale a pena, apesar da dor no coração, comprar uma mais elaborada. Hoje a internet facilita muito a pesquisa e com o número do modelo que você pegar na loja física você pode pesquisar a internet.

- Em cima do exaustor, eu deixei um espaço aberto. Meu projeto futuro seria fechar aquilo com vidro preto. Mas difícil alguém que queira pegar um projeto tão pequeno. Ter uma espaço daquele aberto, além de juntar pó, dificulta com organização de espaço. Ali seria um lugar perfeito para entulhar aqueles eletrodomésticos que você ganhou de casamento e nunca usou. 

 - Remover a parede para fazer o balcão fara você ter um acabamento mais fácil e ganhar 8-10 cm de espaço no armário.

OU, já que estamos aqui para causar....

- Pense se você realmente quer a cozinha de conceito aberto. Sim amplia o espaço, mas você terá que manter o espaço sempre limpo e organizado quando receber visitas. Fechou a porta, acabou a bagunça, pense nisso. Além de tudo você perde meia parede de espaço para mais armários. Quem mora em apartamento sabe que cada espaço é precioso. 





Inspiração

X

Conclusão





Deixe seus comentários e e suas dúvidas :), e também sugestões para outros temas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

{Minha parede de Madeira}

Oi gente... A madeira chegou com tudo pra revestir as paredes.  Pode ser usada para substituir a textura e até o papel de parede, que está com tudo nas tendencias também. O que poucos sabem é que existem várias formas de fazer esse trabalho. Vieram com tudo, e não só para revestir as paredes da sala te TV. Podem ter texturas mais rusticas ou mais sintéticas. A combinação de vidro com madeira fica incrível e também é uma opção de decoração. Revestir parcialmente também é uma opção interessante... Ou, revestir completamente todos os cantinhos  ;) As opções de texturas e cores são muito variadas e também podem ser combinadas com papel de parede. Essa (de cima) é a minha preferida... Pisos laminados Uma das opções é a extensão do piso laminado na parede. Caso queira embutir os fios de TV, é ideal colocar uma ripas de madeira para dar espaço para passar a fiação. Pode ser aplicado pela própria

{Bancadas da cozinha e banheiro}

Olá pessoal. Hoje vou falar das bancadas e pias e tipos de pedras... Quando comecei a pesquisar sobre como seria minha pia da cozinha e dos banheiros, a primeira coisa que meu veio a mente foi a pia preta. Não que eu gostasse da cor escura em si, mas o que eu não gosto é o padrão rajado dos granitos e mármores. Dessa forma, acreditava que a pia preta seria uma das melhores escolhas. Como mostrei na postagem sobre os armários de cozinha, minha inspiração foi essa imagem: Então comecei a pensar mais e perceber que não só a bancada clara me agrava mais, quanto que houve um BUM de bancadas pretas e, bem, tem uma hora que começa a parecer tudo a mesma cozinha. Acho que para que gosta da bancada preta ou escura ela é ainda linda e elegante, porém fazer por modismo não é o indicado, afinal amanhã a moda é pia de outra cor e você não vai poder ficar mudando. Então veio a saga, pois eu conhecia bem pouco sobre pedras e para mim era tudo a mesma coisa, só mudava o padrão e

{Gesso}

Uma das primeiras coisas que fiz quando peguei a chave do apartamento foi procurar o gesso. Isso porque todo mundo me falava que ele faz muita sujeira, e isso é verdade. Hoje existe tanto a moldura de gesso quanto a sanca.  A moldura é só aquela borda ao redor da parede e a sanca é o rebaixamento do teto com modificações nas instalações elétricas com a aplicação de lâmpadas embutidas. Existem modelos para todos os gostos. A única dica para a moldura é que as maiores de 15 centímetros são indicadas para ambientes grandes, como casas com pé direito alto. Para o apartamento o ideal é usar molduras menores. As sancas são boas escolhas também, porém agora precisam da RT, que é um laudo técnico assinado por um engenheiro ou um arquiteto indicando que a obra foi analisada e não trará prejuízos a estrutura elétrica do prédio. Eu particularmente nunca gostei das sancas e das molduras arredondadas. E agora parece ser tendência mesmo as bordas e sancas mais retas. Na minha opi